O ano de 2026 tratará de temas relevantes e julgamentos de grande repercussão para o Direito do Trabalho. Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Tribunal Superior do Trabalho (TST) terão em suas pautas discussões que prometem redefinir os rumos das relações laborais no país.
Destacamos debates sobre uberização, pejotização, terceirização, FGTS de servidores temporários, direitos sociais frente à automação e direito digital — questões que impactam diretamente empresas, trabalhadores e a própria Justiça do Trabalho.
Marco para a comunidade jurídica trabalhista, o TST se volta à uniformização de precedentes obrigatórios (garantindo maior previsibilidade e segurança jurídica); à revisão de súmulas e jurisprudência; pautas acerca do papel das negociações coletiva e dos sindicatos, além das novas regras sobre jornada de trabalho e contratos, adaptações necessárias às novas realidades do mercado e aos modelos de negócios baseados em plataformas digitais.
Certamente 2026 será um ano decisivo para o Direito do Trabalho no Brasil, pois tanto o STF quanto o TST caminham para consolidar entendimentos que irão moldar as relações laborais nas próximas décadas! Acompanharemos de perto esses julgamentos e seus desdobramentos, trazendo reflexões que possam enriquecer a discussão jurídica, analisando os seus impactos e orientando nossos clientes de forma segura e assertiva, sempre atentos às transformações que moldam a nossa comunidade jurídico trabalhista.